top of page

Escola-Almoço- Escrita Japonesa/ 学校 -給食-日本語

更新日:2020年9月11日

Conforme expliquei anteriormente eu e a Eulalia ingressamos na Escola elementar. Porém nós as duas fomos colocadas em turmas diferentes e naturalmente começamos a ter experiências e amigos diferentes. Da minha experiência notei a prior que havia uma diferença no horário do leccionamento das aulas. As aulas eram lecionadas dás 8 até mais ou menos 15 e 30.


 No início a única disciplina que eu entendia era a Matemática pois as restantes disciplinas era como se estivesse num túnel sem luz. Ainda bem que os números são universais. Entretanto, algumas disciplinas como foi o exemplo da música aprendi pela primeira vez e estimei bastante. Como uma africana cantava bastantes canções de revolução mas sem nenhuma técnica. Era muito divertido cantar e melhor ainda com técnica. Aprender e assimilar instrumentos musicais e participar em concursos musicais escolares foram novas experiências. O primeiro instrumento musical que toquei foi a flauta.

 A outra disciplina que eu naturalmente já dominava era a disciplina de tarefas domésticas “家庭科”. Nesta disciplina aprendíamos a confeccionar alimentos a costurar a roupa, a cuidar da horta. Bom, enquanto que nós em Moçambique desde criança que depois das aulas que terminavam as 12, chegados a casa ajudamos nas tarefas diárias e cuidámos de nossos irmãos, na Escola do Japão a permanência escolar era mais longa e desenvolvíamos basicamente as mesmas actividades na escola. Porém aprender mais sobre a nutrição tornava-se novidade para mim. Em simultâneo, durante as aulas de educação física, actividades extras curriculares, e aos sábados, nós as duas beneficiávamos de aulas intensivas da língua Japonesa.


 A outra novidade para mim foi o facto de os alunos beneficiarem do almoço escolar que segue todos padrões de nutrição. O almoço era servido na sala de aula juntamente com os professores. Era tão gratificante e criava motivação para estudar. Eu ficava furiosa quando um aluno deixava comida no prato e zangava com os meus colegas. Eu inspecionava os meus colegas para que não deixassem nenhum grão de arroz no prato. Acho que já imaginam as razões. Um aspecto interessante é que as tarefas de preparação até ao servir eram feitas na base de divisão de tarefas e por nós estudantes.


 Num desses dias quando eu estava escalada para servir o almoço me lembro de colocar a caixa de leite na cabeça e andar pelo corredor e os outros alunos aplaudiram. Acredito que nunca imaginaram que alguém pudesse carregar algo pela cabeça. Estava eu acostumada a carretar água com recipientes maiores e aquela caixa de leite era o de menos para mim.


 Outro facto impressionante que devia ser seguido pelos todos países do mundo é o facto de as tarefas de limpeza escolar também serem divididas entre os alunos. Cada classe possuí responsabilidade em limpar e organizar um determinado ambiente. Os alunos limpam a casa de banho, limpam a sala, limpam o corredor pessoalmente. Este facto ajuda a ganhar a consciência social. Se os alunos moçambicanos aprendessem a importância de limpar o que sujou, com essa conscientização teríamos escolas mais limpas e organizadas. Depois de alguns dias seguindo aquelas práticas consegui entender porque as ruas do Japão eram extremamente limpas e impecáveis. É porque eles aprendem desde pequenos e cedo a cuidar do património.


 As aulas normais corriam no ritmo normal assim como as aulas de apoio tornavam-se mais intensivas. Os colegas também eram prestativos e gostavam de ouvir histórias da minha terra, principalmente sobre a guerra e pobreza onde ficavam sentimentais.

 Quando dei em mim já conseguia distinguir a cara do Sato e do Suzuki. Tinha já aquelas amigas que se apegavam mais em mim. Por outro lado, já havia aprendido o vocabulário básico japonês e começava a ganhar gosto de aprender e decifrar os caracteres KANJI.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 前回のブログにも書きましたが,私とエウラリアは,小学校に入学しました。我々2人は,それぞれ別のクラスになり,それぞれの友達を作り,それぞれの異なった経験をしました。小学校が始まって,まず感じたのは,授業時間の違いです。日本の小学校では,8時から15時30分まで授業が行われました。

 入学してすぐ,唯一,理解できたのは数学でした。その他の教科は,真っ暗なトンネルのようでした。数字が,世界共通で良かったと思いました。音楽やいくつかの教科も,理解でき,授業がとても楽しかったのを覚えています。学術的なことは学んでいませんでしたが,モザンビークで革命の歌をよく歌っていました。歌うことはとても楽しく,授業で専門的なことを学んだあとはさらに授業を楽しめました。楽器の使い方を学び,真似し,学校の音楽コンクールに参加したことは新しい体験でした。最初に学んだ楽器はフルートでした。

 他に得意だったのは,家庭科でした。家庭科を通じて,料理の仕方・裁縫の仕方・植物の育て方を学びました。モザンビークでは,子供の頃から,12時に学校が終わった後,家に帰って,火事を手伝い,姉弟の面倒をみていました。日本の学校では,学校で過ごす時間が長いので,これらのことを家庭科として学びます。栄養について学んだのは新鮮でした。通常の授業と並行して,体育の時間,放課後,土曜日,私たち2人は,日本語の集中講座を受けました。

 印象的だったのは,栄養を考えて作られた給食を食べることでした。昼食は,教室で,先生たちと一緒に食べました。給食は大変嬉しく,勉強のモチベーションになりました。クラスメイトが給食を残したときは,怒りをおぼえ,時にはけんかをしました。私は,クラスメイトが米一粒も残さないよう監視していました。理由は分かるでしょう。興味深かったのは,給食の準備から配膳まで,生徒が順番に担当することでした。

 私が給食当番になったとき,牛乳が入った段ボールを頭に乗せ,廊下を歩いたのを見た他の生徒が拍手をしました。誰も頭に乗せて運ぶなんて想像しなかったのだろうと思います。私は,大きな入れ物に入った水を運んでいたので,牛乳が入った段ボールも同じようなものでした。


 他に印象的で,世界中の国が取り入れるべきであると思うことは,生徒が当番制で,学校の掃除を行うことです。各クラスには,掃除すべき共用スペースが割り当てられています。生徒は,トイレ,教室,廊下を自ら掃除します。私は掃除を通じて,道徳心を学びました。モザンビークの生徒が汚したものをきれいにする大切さを学んだら,学校はさらにきれいで,整頓された場所になると思います。実際に自ら掃除当番をし,数日後,なぜ日本の道路がとてもきれいなのかを学びました。日本人は子供の頃からものを大切にすることを学んでいるからです。

 通常の授業は,普通のリズムで行われましたが,補習は中身の濃いものでした。クラスメイトは親切で,モザ ンビークの話を聞くのが好きでした。特に,戦争や貧困について話したときは,感傷的になっていました。

 佐藤さんと鈴木さんの顔を区別できるようになりました。仲の良い友達もできました。日本語の基本的な単語を学び,漢字を学び,読解することが好きになりました。



閲覧数:109回0件のコメント
    bottom of page