top of page

Visitas Encorajadoras/ 励ましの訪問者


 Como podem imaginar a visita desta grande cantora que igualmente actua em novelas e participa em programas televisivos e de rádio foi de grande euforia, pois não são todos os dias que recebemos famosos na nossa casa. Ela veio até a cidade de Kamifukuoka onde morávamos na altura. Na companhia da sua guitarra passamos uma tarde conversando, contando histórias e nos deliciando com a sua bela música da qual naturalmente pedi para ela repetir "Nagori Yuki" por 3 vezes.

Passado este episódio, quando eu já estava no Ensino Secundário, na Primavera, uns anos após a sua tomada de posse o então Presidente da República Sua Excia. Joaquim Chissano, seguiu para uma visita oficial ao Japão como forma de reforçar as relações bilaterais e diplomáticas entre os 2 países.

Uma Parte do programa da Primeira Dama Marcelina Chissano incluía a visita à Cidade e à Escola onde eu vivia e frequentava.

(Uma foto com a cantora IRUKA)


 Aquela visita moveu toda a estrutura governamental e administrativa daquela pequena Cidade. Toda Cidade preparou - se para receber a comitiva da Primeira Dama.

Na Escola todas actividades viraram-se a preparação e me lembro de todos alunos dedicarem mensagens a crianças moçambicanas que ainda sofriam os efeitos da Guerra. As mensagens foram entregues a Primeira Dama.


 Eu estava extremamente animada com a visita. Era como reaver a minha família já que depois da partida da Eulalia fazia tempo que não tinha contacto amplamente dizendo com africanos.

Naquele dia de Primavera o dia amanheceu como qualquer outro dia. Coloquei o meu uniforme escolar e meu coração saltitava de alegria.


 Primeiro a comitiva teve encontro de cortesia com o Presidente do Conselho Municipal . Depois do encontro a comitiva chegou juntamente com o Edil à escola. A comitiva da Primeira Dama era composta por 6 membros da Organização de Mulheres Moçambicanas (O.M.M). Muitas delas as conhecia porque eram esposas de dirigentes do Partido Frelimo e fazendo parte da organização dos continuadores de Moçambique uma e outra vez já as tinha visto em cerimónias.

 

 A Primeira Dama desceu do carro e ela trajava um fatinho azul. Eu estava posicionada na primeira filha e na posição de recebê-la . Logo de seguida ela lançou um grande abraço juntamente com um grande sorriso. Ficou algum tempo me fazendo perguntas. Claro que me perdi e nem me recordo do conteúdo da conversa. Estar ali com a comitiva consolidou a minha fé e me fez acreditar que realmente na minha jornada só me restava seguir em frente. Eu estava nas nuvens isso sim.


 Prosseguindo com o programa fomos ao grande ginásio da Escola e deram início os momentos de solenidade que incluíam a apresentação, discursos do director da escola, discurso da Primeira Dama, desfiles, cânticos e não faltou a troca de presentes.


 Depois disso fomos a minha sala e ela sentada na carteira assistiu a uma das aulas. No fim da visita participou no programa do almoço escolar já detalhado em um dos capítulos anteriores. A comitiva participou do almoço sem nenhum protocolo rígido, usando a loiça completa e bandeja típica de uma Escola Secundária Japonesa.


 No fim da visita, ela com semblante de bastante satisfeita ao me despedir desejou me muita força. Olhei nos olhos dela. Ali ela já não estava desempenhando funções de Primeira-dama mas sim de uma mãe que se despedia e desejava o bem para a sua filha. Foi isso que senti porque ela não largava as minhas mãos.

Devido a visita muitos comportamentos mudaram de forma positiva, acredito que criou coesão entre os alunos pois fiquei com a impressão de que eles começaram a ver o mundo em outras perspetivas E eu graças a deus ganhei simpatia na comunidade assim como na escola o que facilitou a minha vida social.


(Na despedida)

(Almoço com a comitiva)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 日本に到着して、少したった頃、素晴らしい日曜日を過ごしました。何の機会だったか覚えていませんが、歌手のイルカさんが家に遊びに来てくれました。イルカさんは、70年代に素晴らしい成功を収めた偉大な歌手で、素敵な声をしています。彼女は、1975年に恋人たちのロマンスと別れを描いた「なごり雪」を発表しました。この曲は、日本のクラシック音楽の中でも偉大な曲の一つで、大成功を収め、とても有名となったので、多くの日本人歌手がカーバーしています。カラオケで最も歌われる曲の一つで、私も歌ったことがあります。ぜひYouTubeで聞いてみてください。きっとこのメロディーが気にいるでしょう。当然ですが、偉大な歌手であり、女優でもあり、様々なテレビやラジオ番組に出演している彼女の訪問は幸せなものでした。ギターとともに、遅くまでおしゃべりや歌を楽しみました。3回も「なごり雪」を演奏してもらいました。

 高校生になった春、ジョアキン・シサノ大統領が就任して約2年が経過した頃、日本への公式訪問の話が持ち上がりました。その訪問の中で、マルセリーナ・シサノ大統領夫人のプログラムの一部として、私が住んでいた町・通っていた学校への訪問が含まれていました。その訪問は、小さな町の政府や職員の状況を大きく変えました。町全体が大統領夫人一行を受け入れることに不安を抱いていました。

 学校では、全ての活動は準備時間に当てられ、全校生徒が内戦に苦しむモザンビークの子供達へのメッセージを用意しました。そして、当日、メッセージは夫人に渡されました。

 私は、訪問を楽しみにしていました。エウラリアが旅立った後、アフリカの人たちとの接点もなく時間が過ぎ、久々に自分の家族と再会するような感じでした。春のある日、いつものように夜が明けました。制服を着て、心は喜びであふれていました。

 最初、一行は 市長を表敬訪問した後、学校にやってきました。大統領夫人一行はモザンビーク女性連合(OMM)の6名でした。私は、一行のほとんどを知っていました。彼女たちはフレリモ党の有力者の夫人でしたし、私は「モザンビークの未来を担う子供たち」のメンバーだったので、式典の際に何度か見たことがありました

 青い服を着た大統領夫人は車を降りました。私は最前列で、彼女を迎えました。大統領夫人は、笑顔でハグをしてくれました。いくつか質問をしましたが何を話したか覚えていません。彼女たちの訪問を通して、前に向かって進むのみだという思いを強くしました。

 体育館に進み、最初のプログラムが始まりました。学校長そして大統領夫人のスピーチ、行進、歌、プレゼント交換が行われました。その後、教室で授業を見学しました。プログラムの最後に、大統領夫人一行は給食を食べました。それは私たちが普段食べているものでした。

 訪問の終わりに、満足した様子の大統領夫人とお別れをしました。彼女の目を覗き込んだところ、彼女は、大統領夫人としてではなく、一人の母として、娘とお別れをし、娘の幸せを願っていたようでした。私の手を離そうとしませんでした。

 この訪問を機に、物事がポジティブな方向に動いていきました。生徒たちの連帯が生まれたと思います。彼らは、違う視点で物事を見るようになりました。私は、町内や学校にさらに馴染み、それにより、生活が楽になりました。

閲覧数:203回0件のコメント

最新記事

すべて表示
    bottom of page