top of page

Campeonato Escolar conjunto, Concurso de Canto/ 楽しい運動会、合唱コンクール

Ainda na escola elementar experiencie e participei pela primeira vez de dois importantes eventos que é o undokai e concurso de canto. O undokai é mais ou menos um campeonato desportivo escolar familiar ou seja em conjunto com os pais.


O meu primeiro campeonato desportivo familiar o undokai, aconteceu num fim de semana de outono, onde os pais, alunos, professores se reuniram na escola. O evento foi organizado pela escola onde usando o desporto interagimos uns com os outros . O evento durou praticamente um dia inteiro e participaram as classes de todas as idades da escola.


(Undokai)

No campo da escola bandeirinhas coloridas servem de enfeite e no campo várias competições acontecem ao mesmo tempo. O desporto que eu mais achei engraçado foi o jogo de puxa corda qua consiste numa actividade desportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força

puxando a corda.

Estando ali naquele ambiente de contacto social a puxar a corda eu não estava muito preocupada em ganhar mas sim estava eufórica por estar num ambiente em massa que me fazia lembrar a numerosa família e o contacto entre as famílias moçambicanas.

Depois de participar no jogo de puxa corda e outras actividades, participei no jogo de corrida de estafeta. No jogo de estafeta eu fui a última a receber o bastão e cortei a fita em primeiro lugar. Depois de cortar a fita olhei para os meus colegas e eles não estavam felizes como eu. Afinal de contas eu tinha pisado a linha contínua e isso foi o motivo para que fossemos excluídos da prova por minha culpa. Afinal não basta correr deve se cumprir com as regras. Eu não conhecia as regras e somente corri e corri para frente. Foi uma boa aprendizagem saber que a vida é feita de regras e as regras devem ser cumpridas.

Por suas vez a Eulalia participou nos jogos de atletismo de 200 metros e ela deu se muito bem. Ela ficou em primeiro lugar com muito mérito. Eu e outros colegas ficamos felizes por ela e a rodeamos.

Depois seguiu -se o concurso escolar de canto. Sabemos que o canto ou a música purifica a alma. No concurso escolar de canto foi de novo posto em prova a coesão do grupo. Foi nos demostrado que as ações conjuntas são importantes. Que a responsabilidade conjunta é importante. Para participar no concurso a turma deve se unir e levar a preparação a sério. A escola reserva um dia para esse concurso onde uma vez mais todos alunos da escola participam. Por outro lado descobri que as escolas japonesas tem actividades conjuntas atrás de actividades o que faz com que a vida estudantil seja divertida e também que não deixe espaço para comportamentos desviantes.

Não obstante a minha turma ter ficado em segundo lugar o meu primeiro concurso de canto tornou-se o primeiro concurso de canto inesquecível de todos os tempos.

(Concurso Escolar)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 小学校では、二つの大きなイベントを経験しました。それは運動会と合唱コンクールです。

 運動会は、年に一度開催される学校のスポーツ大会です。家族も参加します。人生初の運動会は、秋のある週末に行われました。生徒・その親・先生が学校に集まりました。運動会は、学校が企画・準備を行い、スポーツを通して、互いに交流を深めます。運動会は一日中続き、全学級の生徒が参加しました。


 グラウンドには、色とりどりの小さな旗が飾られており、様々な競技が同時進行で行われていました。私が最も面白いと思ったスポーツは、綱引きです。綱引きは、2チームに分かれて、縄を引き合って力試しをするスポーツです。 勝つことにあまり関心はありませんでしたが、綱引きに参加し、モザンビークの家族との触れ合いを思いだし、私はとても幸せでした。


 綱引きの後、リレーに参加しました。私はアンカーで、最後にバトンを受け取りましたが、一番でゴールテープを切りました。ゴールテープを切った後、同級生の方を見ましたが、誰も喜んではいませんでした。というのも、途中、コースの線を踏んでしまい、私たちは失格になったからです。走るだけでは駄目で、ルールを守らなくてはいけないということを学びました。私はルールを知らなかったので、ただ前に向かって走りました。人生にはルールがあり、しっかりと守らなくてはならないということを知ることができ、とても良い学びとなりました。エウラリアは200メートル走に参加し、断トツでトップでゴールしました。私も同級生もとても嬉しくて、彼女を囲んで喜びました。


 もう一つは、合唱コンクールです。音楽は心を清らかにしてくれます。合唱コンクールは、グループの結束力を示し、共同作業が大切ということを教えてくれました。また、責任感をもつことの大切さも教えてくれました。クラス全員で、真剣に準備に取り組まなくてはなりませんでした。合唱コンクールは、1日がかりで行われ、全ての生徒が参加します。日本の学校では、様々な行事が行われ、生徒が共同作業をすることで、学校生活がさらに楽しいものとなるだけでなく、生徒が逸脱した行動を取らないよう学んでいるということを知りました。私のクラスは2位でしたが、人生初の合唱コンクールは忘れられないものとなりました。

閲覧数:137回0件のコメント

最新記事

すべて表示
    bottom of page