Comboio Avião e Visita a Hiroshima/ 新幹線と広島訪問

更新日:2020年9月11日

Como escrevi nos capítulos anteriores a minha mãe tinha um mentor médico de profissão na cidade de Hiroshima e ela decidiu nos apresentar antes de iniciaremos as aulas.

Para quem estava acostumada a andar a pé e quase que não usufruiu de transporte público na infância, começar a usar o transporte público Metrô onde via-se várias linhas férreas em funcionamento foi totalmente estranho. Naquele sistema chegavam e partiam comboios de forma automática uma de outra e na hora certa.

Não obstante, para a nossa viagem à Hiroshima que dista à 800 km de Tóquio tivemos que usar o Shinkansen que parece um comboio avião. O Shinkansen é uma rede ferroviária de alta velocidade do Japão que é usada para ligar os extremos sul e norte. Nunca imaginei que um dia andaria de um avião terrestre confortável que atingi até 300 km/h. Chegamos a Hiroshima onde ficamos uns dias hospedados na casa do mentor que o chamávamos de avô.

A emoção tomou conta de nós quando tomamos conhecimento que Hiroshima, uma moderna cidade, foi amplamente destruída por uma bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. Vínhamos de um país de guerra activa por essa razão ficamos sensibilizados. Por outro não acreditávamos com teria sido possível aquela cidade estar desenvolvida daquela forma após uma grande queda.

Como o mentor/avô era médico, abriu seus álbuns e vimos uma cidade totalmente devastada, fotos de doentes com lesões, doentes a morrerem, doentes a dormirem no chão por falta de camas no hospital. Aquele cenário era de todo muito triste e eu e a Eulália pensamos como teria sido possível aquela barbaridade e massacre imperdoável. Por outra aquelas imagens espelhavam uma parte daquilo que acontecia em Moçambique. Não sei mas talvez aquela viagem tenha sido propositada para nos fortalecer.

No dia seguinte visitamos o Parque Memorial da Paz de Hiroshima que relembra essa tragédia de 1945 e abriga as ruínas do Domo Genbaku, um dos poucos prédios que ficaram de pé perto do ponto da explosão. No Parque memorial eram visíveis os efeitos agudos das explosões que mataram 140 mil pessoas em Hiroshima.

De lá para cá já visitei umas 4 vezes a cidade de Hiroshima dos quais 2 vezes o parque memorial de paz. Na segunda vez já um pouco adulta e a entender o língua japonesa percebi melhor o grau de destruição urbana uma vez que a cidade quase que ficou em pó. Há pedaços de ferro torcidos, pedaços de roupa de adultos e crianças, brinquedos carbonizados, fotografias e relatos de pessoas que desenvolveram doenças graves ou nasceram com malformações provocadas pelas radiações. Tudo muito sóbrio.

Como o meu avô foi sempre uma pessoa ligada a causas de apoio a vítimas e sobreviventes da bomba atómica numa das visitas já também na fase adulta pude participar numa das datas de comemoração de Genbaku (bomba atómica) onde tive a oportunidade de ouvir testemunhos e relatos na primeira pessoa de sobreviventes que relembravam aquela manhã quando ainda eram meninos e ai vacilei. Não a guerra ̎ é a mensagem que sempre deixo no livro de mensagens do Memorial de Paz de Hiroshima assim com de Nagasaki.

(Visita em Hiroshima)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

前のブログでも書きましたが,私の母には広島在住の医師であり,メンターがいました。本格的に学校が始まる前に,メンターに会うことになりました。

小さい頃から歩くのに慣れ,公共交通機関を使わずに生活してきた人にとって,多くの路線があるメトロは慣れない体験でした。メトロは,時刻表に沿って,車両が自動で到着し,出発します。

東京から800キロ離れた広島までは新幹線を使わなくてはなりませんでした。新幹線は,飛行機のように速い電車です。新幹線は,日本の高速鉄道で,日本の北から南まで走っています。時速300キロもでる快適な飛行機のような電車に載る日が来るなんて想像をしたことはありませんでした。広島に到着し,祖父と呼んでいたメンターの家に数日間泊まりました。

近代的な広島の町は,第二次世界大戦では原爆を投下され,広範囲に亘り破壊されたという事実を知ったとき,感情があふれてきました。私たちは,内戦時代を生きていたので,強く印象に残っています。その一方で,ひどく破壊されたあと,あんなに発展したということが信じられませんでした。

メンター(祖父)は医師でした。私たちのために当時の写真が保存されているアルバムを開き,完全に破壊された町,負傷した人,息絶えそうな病人,ベッドが足りなくて床に横たわる病人等の写真を見せてくれました。写真は悲惨な状況を映し出しており,私もエウラリアも,あのような蛮行や許されない虐殺はどうして起こったのか考えていました。他方で,写真はモザンビークで起こっていることを映し出しているように感じました。広島への旅は,私たちを強くさせるための機会だったと思います。

翌日,1945年に起こった悲劇に関する展示がある広島平和記念資料館にいきました。原爆ドームも見ました。それは,原爆投下地点の近くで骨組みが残っている数少ない建物の一つです。平和記念資料館では,広島で14万人が亡くなった放射能の力を見ました。

今までに4回ほど広島を訪問しています。そのうち2回は,平和記念資料館を訪問しました。2回目の訪問はもう少し大きくなってから,日本語が理解できる状態だったので,広島の惨状をよく理解することができました。町は灰になってしまったと聞きました。曲がった鉄の破片や,大人や子供の服,灰で覆われたおもちゃ,放射能によって重症化したり,身体に障害を抱えた人の写真や報告の数々が展示されていました。とても悲しい光景でした。

私の祖父は常に被爆者や原爆の生存者と関わっていたので,大人になってからの広島旅行で,平和記念式典に参加する機会にも恵まれました。式典の中で,生存者の話を聞く機会がありました。生存者は当時の記憶について,まだ子供だった頃のある朝・・・と話始めました。突然、涙が出てきました。広島や長崎の平和祈念公園を訪問する度、記帳簿に「戦争反対」のメッセージを残しています。