top of page
  • benvindamoz

Minha Infância (3)/ わたしの幌少期

曎新日2020幎9月11日

Seguindo as palavras do meu Pai e com a sua ajuda, fiz uma revira volta. Não queria continuar a perder e chorar para sempre foi o meu despertar. Em pouco tempo me tornei a melhor aluna da turma e em algumas vezes, melhor aluna de toda a Escola Primária Eduardo Mondlane assim como da Escola Secundária Estrela Vermelha, conquistando assim muitos amigos.

 Como eu era pobre, as crianças que provinham de famílias com melhores condições, solicitava-me que eu fizesse trabalho de casa, (T.P.C) para elas, dessa explicação. Em troca davam-me produtos, objectos, lanches etc....

 Nasceram mais 2 irmãos. No total éramos 5. Apesar de meu Pai trabalhar nos Correios de Moçambique vivíamos nas piores condições de pobreza. A guerra Civil que teve inicio logo depois da independência intensificou e quase todas semanas recebiamos relatos de muitos familiares assassinados ou recrutados pela guerrilha. Esse acto fez com que uma parte da família se refugiasse para Maputo e para a nossa casa. Estou falando de 1982,83,84. Além da família nuclear vivíamos com mais 6 primos vindos da terra natal. A minha casa estava sempre cheia de pessoas e fazia simultaneamente corredor de pessoas que regressavam de Africa de Sul para Terra e vice-versa. Posso afirmar que nunca tivemos quartos. na maioria das vezes dormiamos na cozinha por falta de espaço.

No Princípio de cada mês cada família tinha direito a abastecimento de cesta básica composta por bens alimentares oferecidos pelo Governo. No nosso cartão de abastecimento estavamos registados como família de 7 pessoas mas na verdade eramos muito mais. Esses produtos não duravam 10 dias. O resto do mês, comiamos repolho cozido misturado com farinha amarela, ou mesmo dormir sem comer tornando-se assim uma época muito difícil. O salário que o meu pai auferia já não chegava e ele as vezes sacrificava o almoço que tinha direito no serviço e trazia para os filhos. Isso fez me sentir que ele tinha amor pela família.

Por ser mais velha, era acordada de madrugada 4 horas para formar longas filas nos talhos, nas cooperativas, para as 7 horas estar na escola. Era uma criança de apenas 10,11 anos mas carreguava muita responsabilidade. Ao voltar da escola tinha também que ajudar nas tarefas domésticas. Apesar de toda essa responsabilidade, nas tardes e de noite sempre me restava tempo para rever a matéria, tornando-se assim um dos momentos de prazer. O meu momento de lazer era sim estudar e ler livros de contos infantis que minhas amigas me emprestavam. Os contos me faziam sair da realidade em que me encontrava e navegar outros mundos.

Em Setembro de 1986, o meu avÎ faleceu, após ter ficado traumatizado na sequência de uma bala ter passado do seu ouvido e de ter sofrido agressÎes por arma de fogo protagonizados pela Guerrilha. Quando meu Pai tomou conhecimento chorou muito, tendo sido a primeira vez que vi um homem grande chorando. Foi um acontecimento marcante. Não tive a oportunidade de viajar para me depedir do meu avÎ. Para viajar era necessário ser escoltado com viaturas militares. Eu fiz a despedida do meu avÎ no silêncio rezando. Meu pai sendo o filho mais velho teve que seguir essa viagem.

O papel de melhor aluna proveu-me outras experiências. No ano de 1985, a comitiva Presidencial do falecido Presidente Samora Machel visitou o Japão. No encontro que menteve com o comitê de solidariedade com os povos de África, Ásia e América Latina terá convidado alguns membros para conhecer Moçambique o que eles acataram com maior agrado. Aquela que viria a ser a minha mãe japonesa fazia parte deste Comitê. Essa história que transformou a minha vida de um dia para o outro contarei nos próximos capítulos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 父の話を聞き今たでの自分を倉えようずしたした。敗北感を感じたたた泣いたたたではいたくなかったのです。この感情で目を芚たしたした。その埌短期間の間に䜕床もクラスの最優秀生埒に遞ばれたした。゚ドゥアルド・モンドラヌネ小孊校゚ストレヌラ・ノェルメヌリャ䞭孊校の䞡方で最優秀生埒に遞ばれたした。倚くの友人に勝ったのです。

 わたしは貧しかったので䜕䞍自由なく暮らす家庭の子䟛たちの宿題を手䌝ったり勉匷を教えたりするこずで軜食や様々なものをもらいたした。兄匟が人生たれ人家族になりたした。父はモザンビヌク郵䟿局で働いおいたしたが本圓に苊しい生掻でした。独立戊争盎埌に始たった内戊は激しさを増しほが毎週のように倚くの人が誘拐されたり戊争にかり出されたずいうニュヌスを耳にしたした。内戊によっお家族の䞀郚がマプトの家に避難しおきたした。これは幎幎のこずです。家族の他に人のいずこがやっおきたした。わたしの家はい぀もたくさんの人がいたした。同時に南アず地元を行き来する芪戚たちの通り道にもなっおいたした。自分の郚屋を持ったこずはありたせんでした。スペヌスがなかったのでキッチンで寝るこずも倚々ありたした。

 毎月初めには政府から配絊される食糧を受け取りたした。配絊を受け取るためのカヌドには我々は人家族ずしお登録されおいたしたが実際はもっず倚くの家族が同居しおいたした。配絊された食糧は日間ももちたせんでした。配絊された食糧がなくなったあずはトりモロコシの粉で混ぜたキャベツを食べたり食べずに寝た日もありたした。本圓に倧倉な時期でした。父の絊料は十分ではなく時には䌚瀟で提䟛される瀟食を食べずに子䟛たちのために持っお垰っおくるこずもありたした。父は本圓に家族を愛しおいたず思いたす。

 倧きくなるず朝時に起きお肉屋さんの長い列に䞊び時には孊校に行きたした。圓時は歳か歳でしたが倚くの家事をこなしたした。孊校から戻るずすぐに家事を手䌝いたした。家事の傍ら昌や倜の空き時間には孊校の埩習をしずおも充実した時間でした。奜きなこずは勉匷したり友人が貞しおくれた童話の本を読むこずでした。童話を読むこずで珟実逃避し新しい䞖界を知っおその䞖界に浞るこずができたした。

 幎祖父が亡くなりたした。祖父は耳の近くをかすった銃匟がトラりマずなり長幎苊しんでいたした。戊争で䜿われた銃が祖父を苊しめおいたのです。父は祖父の蚃報を聞き泣いおいたした。このずき初めお倧人の男性が泣いおいるのを芋たした。ずおも印象に残っおいたす。わたしは祖父の葬儀に出垭するこずはできたせんでした。圓時は軍の゚スコヌト無しには移動するこずはできなかったのです。だからわたしは家で黙祷を捧げ祖父に別れを告げたした。父は長男だったので故郷に戻り葬儀に出垭したした。

 最優秀生埒に遞ばれたこずで新しい道が開けたした。幎に今は亡きサモラ・マシェル初代倧統領が日本を蚪問したした。アフリカアゞア南米の囜民ずの亀流促進のための機関がありその䌚議の堎で数名の委員がモザンビヌクから招埅を受けおモザンビヌクを蚪問するこずになりたした。埌に日本のお母さんになる女性はその委員の䞀人でした。この出来事によっおわたしの人生は倧きく倉わりたした。


 

閲芧数178回0件のコメント

最新蚘事

すべお衚瀺
    bottom of page