top of page

Minha infância/ わたしの幼少期

更新日:2020年9月11日

 Nasci como primogénita de 7 irmãos, na Província de Inhambane distrito de Vilanculos Aldeia de Gonhamo à 950 Km da Capital Maputo. Onde eu  nasci não havia hospitais. O hospital mais próximo localizava se a 500 Km da minha Aldeia, por essa razão o meu parto foi realizado atrás de uma palhota às 13 horas do dia 4 de Julho de 1973 e foi assistido pelas minhas avós.

  Por conta de Falta de Hospitais nas proximidades qualquer anomalia que acontecesse no acto do parto era fatal para a parturientes e recém-nascidos. Nessas circunstâncias, a taxa de mortalidade durante o parto era muito alta.

  Por ser a Primeira filha planeada, os meus pais ficaram orgulhosos quando cheguei ao mundo. Meu pai trabalhava em Maputo nos Correios de Moçambique, mas logo que tomou conhecimento do meu nascimento veio até Ngonhamo para me conhecer onde me foi atribuída o nome de Benvinda. Benvinda significa Bem-Vinda à este mundo.

  Como primeira filha o meu nascimento foi uma alegria para eles e tive todas regalias de primeira filha e em comparação com os outros meus irmãos fui a filha com mais fotografias tiradas enquanto bebé. Segundo relatos da minha mãe eu era uma criança que chorava pouco, não estranhava a ninguém e gostava muito da companhia do meu avô que na altura era um régulo respeitado da zona.

  A minha infância até atingir a idade escolar vivi na aldeia onde não tinha água nem energia. Tomava banho uma vez por mês.  Vivíamos na base de Agropecuária e caça. Muitas vezes participei da caça de vários animais selvagens e passarinhos com os meus primos. Alimentávamo-nos de tanta coisa estranha que desde a minha vinda a Maputo nunca mais tive oportunidade de comer.

  A casa onde vivi era de Palhota. O meu avô tinha sua palhota e conseguinte cada uma das suas 3 esposas tinha a sua própria palhota. Da união com as 3 sobreviveram 12 rapazes e 1 rapariga. Muitos filhos perderam a vida devido as condições acima referidas. Cada filho e sua família tinha a sua palhota. Essas palhotas todas formavam uma espécie de um círculo grande. Não sei exactamente quantos vivíamos na mesma casa mas me lembro que éramos muitos. As actividades do dia a dia eram realizadas feitas em conjunto. i.é as refeições era divididas para todas as crianças juntas umas 30 ou 40 crianças, as nossas mães também comiam juntas e os pais também comiam em conjunto.

  Referir que na minha cultura não existe uma mãe para uma única criança. O irmão do meu pai é considerado de meu pai e a esposa  considerada de mãe vice-versa. Nunca chamamos a essas pessoas de tio ou tia. Essa práctica continua até os dias de hoje.

  Na Zona onde eu nasci que faz fronteira com a Africa do Sul ambundavam muitos animais selvagens, como elefantes, macacos e outros . Actualmente os sul-africanos invadiram a zona e estão e tornaram a área turística para SAFARI. Depois que a Guerra se intensificou minha família migrou para Massinga a 600 Km da Capital Maputo e e lá onde vive a maior parte da minha família.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 モザンビーク首都のマプトから950キロ離れたビランクーロの小さい郡で、7人兄弟の長女として生まれました。生まれ故郷には病院もなく、一番近い病院は500キロ先・・・1973年7月4日13時頃、藁葺き屋根の家で、祖父母に見守られながら私は誕生しました。病院が近くにないので、出産は母にとっても、私にとっても命がけでした。モザンビークでは、新生児死亡率が非常に高いのです。

 両親にとって最初の子供だったので、両親は自分が生まれてきたことを大変喜んだと聞きました。父は、マプトの郵便局で働いていましたが、自分が生まれたと聞いて、故郷まで駆けつけたそうです。私の名前はベンビンダですが、ポルトガル語で「この世界にようこそ」という意味が込められています。私は最初の子供だったので、幼少期の写真が多く残っています。母が言うには、私は一番泣かず、人見知りもしない子供だったようです。私は、当時郡の長老であった祖父と過ごすのが大好きでした。

 幼少期は、電気も水道もない小さな郡で育ちました。お風呂は月に1回だけ。同じ郡に住んでいた人は、牧畜と狩りで生計を立てていました。従兄弟と一緒に野生動物や鳥を狩ったりもしました。マプトに来てからは食べる機会もないような変わった食べ物を食べることもありました。

 私たちは、藁葺き屋根の家に住んでいました。祖父は自分の家を持っており、3人の妻もそれぞれ藁葺き屋根の家に住んでいました。祖父は、12名の男の子と1人の女の子を育てました。子供の中には、過酷な状況下で命を落とした子もいたそうです。祖父の子供たちも大人になってそれぞれ藁葺き屋根の家を建て、みんな近くで生活していました。1つの家に何人が生活していたかは定かではないけど、沢山の人がいたのは確かです。家族や親戚が近くに住んでいたので、毎日の生活はグループ行動でした。30〜40人の子供で一緒に朝ご飯を食べました。父親同士、母親同士も、それぞれ一緒にご飯を食べていました。

 モザンビークで母というと、実母一人だけを意味する訳ではありません。叔父もまた私にとっての父でしたし、叔母も私の母でした。叔父や叔母とは呼ばないのです。この風習は今日まで続いています。私の生まれ故郷は南アフリカと国境を接しており、象など多くの野生動物を見ることができました。今日では、多くの南ア人が移住し、サファリとして観光地化してしまいました。独立戦争が激化し、家族はマプトから600キロ離れたマシンガに移住しました。今も家族の多くはマシンガで生活しています。


藁葺き屋根の家


 

閲覧数:267回0件のコメント

最新記事

すべて表示

Minha Infância (3)/ わたしの幼少期(3)

Seguindo as palavras do meu Pai e com a sua ajuda, fiz uma revira volta. Não queria continuar a perder e chorar para sempre foi o meu despertar. Em pouco tempo me tornei a melhor aluna da turma e em a

    bottom of page