top of page

A Partida/ 出発

更新日:2020年9月11日

 Quando recebi a magnífica proposta e cair na imaginação do que seria o JAPĀO lembro-me de ter dito que eu era apenas uma criança e que não tinha o poder de decisão. O meu pai estava na terra natal (Ngonhamo) no falecimento do meu avô, e não havia meios de comunicação possíveis de ele tomar conhecimento dessa notícia. Minha mãe sendo mulher não tinha poder de decisão. De seguida toda equipa dirigiu se a casa dos meus Pais onde eu vivia tendo apresentado a situação os tios onde na nossa cultura possui a hierarquia de pai autorizaram a minha ida ao Japão.

Naquele instante, sentimentos de nostalgia tomaram conta de mim, ao mesmo tempo senti saudades antes de partir, senti medo de viajar para um mundo desconhecido, e desembarquei num misto de sentimentos inexplicáveis. Simultaneamente despertei que era pobre, lembrei me das palavras do meu pai. Eu via no estudar uma solução e uma a arma de poder um dia reverter aquela situação e poder ajudar pessoas do meu país. Por isso parei de chorar e decidi batalhar. Afinal de contas ainda era uma Pré-adolescente de apenas 13 anos.


A minha vida virou de dia para noite. No dia seguinte conheci a outra menina, a Eulália da minha idade que se juntou a mim na mesma caminhada. Ai começaram os preparativos burocráticos, desde tirar fotos, passaportes, compra de bilhetes aéreos, entrevistas, despedida da família e colegas e em menos de 10 dias partimos de Moçambique. Infelizmente houve uma paragem no Zimbabwe para tratar de vistos uma vez que não tínhamos representação diplomática localmente.


Uma vez chegados a Zimbabwe, apesar de esse país ter usufruído da Cooperação moçambicana para alcançar a independência era um País politicamente e economicamente estável. O cenário era totalmente diferente. Havia abundância de bens alimentares, vestuários, viaturas, restaurantes em todo lado. Fiquei feliz ao subir um elevador que funcionava. O meu grande espanto foi subir uma escada rolante enfim era um mundo diferente. Foi igualmente a primeira vez que visitei um Jardim zoológico de verdade. Tinha vontade de levar tudo aquilo para a minha família mas o caminho era para a frente.


Depois de alguns dias no Zimbabwe finalmente partimos rumo ao Japão. O Japão, esse país asiático místico, que agrega valores imperdíveis, possui com cultura fascinante, consegue misturar e ter tantas características ao mesmo tempo, um pais que valoriza a hospitalidade. Foi nesse país que criei a minha identidade como pessoa. Essa experiência seguira nos próximos Capítulos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 素晴らしい提案を受け、日本について想像を巡らせていた時、自分はまだ子供で、何も決定権がないことに気づきました。父は、祖父の葬儀に出席するため、故郷のンゴニャモにおり、このニュースを知らせる手段はありませんでした。女性である母には、決定権はありませんでした。学長からの話が終わると、みんなで私の家に行き、叔父たちに説明をしました。モザンビークの文化では、決定権のある男性が私の日本行きを許可しなければならなかったのです。

 日本行きが決まった時、まだ出発していないのに、すでに寂しさを覚えました。知らない世界に行くということに恐怖を感じ、説明できない様々な感情が湧きあがってきました。同時に、自分の家庭の貧しさ、父の言葉を思い出しました。勉強は、自分の置かれた状況を変え、自分の国の人々を助けるための解決策であり、武器になると考えていました。だから、泣くのをやめ、挑戦することにしました。まだ13歳の中学生でした。

 私の人生は一夜にして大きく変わりました。次の日、エウラリアという同じ歳くらいの少女と知り合いました。彼女も一緒に行くことになりました。写真を撮り、パスポートを取得し、航空券を購入し、面接を行い、家族や友人とのお別れをする等、渡航の準備をはじめました。モザンビークを出発するまで10日間しかありませんでした。査証取得のために行ったジンバブエで数日間、足止めされました。当時は、モザンビークに日本大使館がなかったので、ジンバブエまで行きました。

 ジンバブエに到着しました。ジンバブエは独立のためにモザンビークと一緒に戦った国でしたが、その後は政治的にも、経済的にも安定した国でした。モザンビークとジンバブエは、独立後に歩んだ道は全く異なりました。ジンバブエには、豊富な食料品・衣服があり、交通機関・レストランも充実していました。エレベーターが動くことに感動しました。エスカレーターに乗ったのが最も衝撃的な経験でした。全く違う世界でした。人生で初めて本物の動物園にも行きました。家族のために少しでも持って帰りたかったですが、前に進まなくてはいけませんでした。

 ジンバブエで数日過ごした後、日本に向けて出発しました。日本はアジアの不思議な国でしたが、貴重な価値観や素晴らしい文化がある国でした。様々な文化が共存し、それぞれの特徴を活かしている国。そして、「おもてなし」を重要視する国でした。私のアイデンティティは日本で形成されました。日本での経験もお楽しみに!




閲覧数:238回0件のコメント

最新記事

すべて表示
    bottom of page